quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

Como amenizar o mal causado pelo sol?

      Se a alegria de estar na praia ou à beira da piscina por horas a fio foi muito maior do que a lembrança de se proteger do sol e as conseqüências desse descuido você sentiu - literalmente - na pele, tenha calma. A dermatologista Alessandra Nogueira (SP), dá as orientações sobre o que fazer para amenizar o mal causado pelo sol, quando os sinais de queimadura são evidentes.  
      Mas fique esperta para não se descuidar mais das próximas vezes, ok? Afinal, temos mais dois meses de sol a pino pela frente para você desfrutar com segurança.

O que pode ser feito depois que a pele queimou demais?
Resfriar o local, de preferência com banhos de água fria, e hidratar o corpo com cremes para pele sensível - sem uréia - é o primeiro passo. Caso a queimadura tenha sido muito grave procure imediatamente o pronto-socorro.

Quais os cuidados para que a pele não descame?
A descamação acontece em resposta à queimadura solar que, na sua forma mais leve, se manifesta por meio da vermelhidão. Para evitá-la, o uso do filtro solar é indispensável. Sem contar que a exposição solar deve ser feita sempre dentro dos horários nos quais a radiação UVB é menos intensa: das 8h às 10h e das 15h às 18h. Lembrando de repor o protetor a cada duas horas.

E se, mesmo assim, descascar? O que deve ser feito?
Hidratar a pele com cremes para pele sensível e evitar 'arrancar' a pele que está solta, pois isso pode levar ao aparecimento de manchas.

Dizem que quem tem a cútis oleosa não precisa se preocupar em hidratar. Isso é verdade?
A pele oleosa também tem potencial de ressecar e, por isso, pode e deve ser hidratada, sempre. O segredo é utilizar hidratantes que possuam veículos adequados, como loções oil free (sem óleo) ou géis creme. Os hidratantes muito gordurosos podem gerar oclusão dos poros e causar espinhas.

Qual a forma mais saudável de se expor ao sol e conseguir um bronzeado saudável?
O ideal é iniciar a exposição ao sol em períodos mais curtos, e ir aumentando lentamente esse tempo de exposição ao longo dos dias, principalmente se a pele for muito clara. É importante lembrar que  o sol é inimigo de uma pele jovem e saudável, pois ele é o grande responsável pelas manchas e rugas.

Usar protetores com FPS baixo é realmente arriscado?
O uso de protetor solar com FPS baixos (menos de 15) e bronzeadores é, sim, arriscado, porque potencializa o risco de queimaduras solares.

Nenhum comentário:

Postar um comentário